Como ter o currículo selecionado e passar pelo filtro de seleção e recrutamento do RH?

Como ter o currículo selecionado e passar pelo filtro de seleção e recrutamento do RH?

Um dos segredos para ter o currículo selecionado durante o filtro de seleção de recrutamento em um processo seletivo está atrelado diretamente a conhecer algumas técnicas bastantes simples que ensinaremos a vocês.

Abordaremos o assunto de forma completa para que você possa tanto estruturar seu currículo, quanto entender a forma como os RH’s fazem a seleção, e assim ‘’driblar’’ o sistema para gerar mais aderência de perfil em relação à vaga desejada.

Entenda o que é uma triagem de currículos

Grandes empresas acompanharam a evolução do mercado e encontraram uma forma de automatizar seus serviços a fim de encontrar candidatos ideais com maior facilidade, com menos uso de recursos, e com assertividade.

Se antes seu currículo e perfil técnico (provindo de testes de fit cultural e dinâmicas) eram analisados manualmente por um profissional de RH responsável pela parte de filtragem de candidatos em processos seletivos, agora grande parte do trabalho é realizado por softwares de automação de seleção.

A Infojobs realizou um estudo e apontou que 53% das empresas entrevistadas já contratam de forma 100% digital, e que 24% das 47% empresas restantes que ainda não automatizaram seus serviços, pretendem fazer a contratação de um software de recrutamento e seleção que melhore seus processos.

Mas afinal, como é feita a triagem de currículo?

A grande maioria das empresas já utilizam softwares de recrutamento que utilizam algoritmos inteligentes para fazer a filtragem de variados currículos, fazendo, assim, uma combinação rápida e comparativa se o candidato combina ou não com a vaga.

O intuito dessa automatização é evitar desperdício de tempo e recursos para o RH, e também para poupar os recursos do candidato, que muitas vezes acaba passando por variados processos seletivos que não correspondem ao seu perfil ou interesse.

A triagem começa pela análise de currículos, e então passa para um comparativo entre as exigências da vaga e as habilidades, características, perfil profissional e experiência do candidato.

O candidato que possuir maior aderência com base nessas análises passará para as posteriores etapas do processo seletivo.

O que é analisado durante a triagem do processo seletivo?

A fim de entendermos mais a fundo como cada elemento do currículo e perfil de um candidato é analisado, informaremos alguns fatores a serem levados em consideração para ter o currículo selecionado e passar pelo filtro de seleção de um RH. Confira:

Apresentação do Currículo

Não abordaremos aqui como deve ser a construção estética de um currículo, mas sim quais são os elementos cruciais a serem inseridos dentro dele.

Queremos enfatizar a seguinte informação: provavelmente será um software que lerá o seu currículo nas etapas iniciais. A relevância dessa informação está na forma como você constrói seu currículo, pois ele deve ser feito com fontes padrão dos modelos Word, sem erros de português e com uma estrutura organizada que facilite a leitura por etapas da inteligência artificial do software, em específico.

Não insira textos em formato de imagem, pois a maioria dos softwares ainda não desempenham uma boa leitura desses elementos. O ideal é que você deixe o seu currículo enxuto, com frases claras, resumidas e diretas.

Escolaridade

Pode parecer injusto, mas um dos critérios de análise é a escolaridade. Quando o software ou o recrutador faz a análise do currículo, a escolaridade é observada e comparada com o cargo em questão do qual o candidato está participando. Se o critério estabelecido para a vaga precisa de alguém com ensino médio completo e você ainda está no fundamental, a filtragem já foi feita e a chance de você passar para a etapa seguinte é diminuída.

Um segundo critério de avaliação é se os empregos anteriores do candidato tem sinergia com a escolaridade dele (nesse caso, um curso técnico ou faculdade). Aqueles que estudaram uma área acadêmica em específico e também trabalham ou trabalharam na área, ganham mais chances de serem notados e também de passar para a próxima etapa.

Tempo de emprego

Sendo um dos critérios mais importantes durante a filtragem de seleção de candidatos, o tempo de emprego utiliza como base as experiências anteriores que o candidato teve; se foram curtas ou duradouras; se foram na área de estudo ou fora dela.

Sabemos que há casos que são exceção, mas esse filtro é importante para separar os candidatos que possuem ou não compromisso e competência para trabalhar (não esquecendo o mérito de que a empresa também tem a responsabilidade de auxiliar seus funcionários).

Descrição das experiências e palavra-chave

Um software de RH tem o potencial de analisar as palavras-chaves em seu currículo. Não entendeu? Se a empresa definiu que uma vaga será aberta para assistente de recursos humanos, então o software procurará por currículo que possuam essas palavras inseridas em seu escopo.

É possível inserir múltiplas palavras-chaves para análise, e quanto mais o seu currículo tiver sinergia com o que foi pré-estabelecido, a chance de você ser escolhido aumenta.

Com base nisso, ao descrever suas atividades durante o tempo de emprego, escolha bem as palavras que usará e dê ênfase nas palavras que correspondam à exigência da vaga, mas que também de fato estejam pertinentes ao que você exerceu.

Agora de forma mais tradicional, em uma análise feita por um gestor, pode soar altamente positivo ver que seu desempenho em atividades foi além do que seu cargo pedia, então especifique bem suas atividades, mas de forma objetiva e resumida, para ser notado.

Como aumentar as chances de ter o currículo selecionado durante a triagem de seleção do RH

Por fim, para resumirmos as dicas que apresentamos agora pouco, fica a missão de enfatizar a importância de você estruturar bem o seu currículo de acordo com a vaga que você está se candidatando.

Currículo e vaga com sinergia

Seu currículo precisa evidenciar o seu foco e intenção de atuação, seguindo as boas práticas do uso de palavras-chaves para passar pelo software e pelo gestor. As atividades e demais descrições devem, de alguma forma, conversarem entre si.

Não extrapole a quantidade de páginas de seu currículo. A depender do cargo, uma página é suficiente, mas no máximo duas, pois a intenção é evidenciar suas competências dentro da área de interesse. Mencionar trabalhos extremamente desconexos pode não te ajudar.

Filtragem e aderência de perfil

Ao cadastrar seu currículo o software consegue identificar a porcentagem (%) de aderência de seu perfil para com a vaga, baseado nos critérios estabelecidos (entre eles as atividades, as experiências, escolaridade, cursos extracurriculares, etc).

Após isso, é possível identificar se o seu perfil e currículo possui aderência à vaga. Mesmo para uma leitura manual feita por um gestor, se o seu currículo estiver bem estruturado, ficará evidente o atendimento aos requisitos pré-estabelecidos.

Mas não pense que os recrutadores excluem todos os candidatos que não atendem todos os critérios, ou aqueles que possuem aderência inferior ao requisito mínimo.

Já falamos em nossos posts e em outros artigos sobre a importância de reconhecer talentos, pois com desenvolvimento e treinamento, muitos profissionais geram excelentes resultados não imaginados.

Esse RH humanizado é algo cada vez mais presente nas empresas, e ele prova que os supostos “desqualificados” muitas vezes são os que mais surpreendem. Temos certeza que você terá chance de mostrar seu potencial.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas, e convidamos você a cadastrar seu currículo em nosso portal de vagas!