Como Perder a Timidez na Entrevista de Emprego

Como Perder a Timidez na Entrevista de Emprego

Como Perder a Timidez na Entrevista de Emprego

É comum sentir aquele frio na barriga antes de uma entrevista de emprego, mas dependendo de como essa apreensão age sobre o candidato durante uma entrevista de emprego, pode ocasionar no desperdício de potencial.

Saber como perder a timidez na entrevista de emprego é essencial para todos os profissionais, pois isso possibilita uma comunicação mais direta, sem travas, com a mente limpa o suficiente para conseguir expor ideias sem embaraço.

Todavia, sabemos que esse é um desafio que pode ser árduo de ser superado por boa parte das pessoas, pois o cenário profissional no Brasil ainda é encarado com certo receio e, em parte, também pelo despreparo dos futuros profissionais.

Por isso listamos abaixo os principais fatores que te ajudarão a perder a timidez durante uma entrevista de emprego, e que também servirão para toda a sua jornada profissional.

Estude a empresa

A base de toda a confiança está no conhecimento, e se você conhece algo muito bem, poderá falar disso com propriedade e segurança.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de se estudar a empresa pela qual você está participando de um processo seletivo, mas até que nível você considera a relevância dessa informação?

Estudar a empresa antes da entrevista vai além de saber o tempo de atuação dela no mercado, ou o principal serviço ofertado. Indicamos que os candidatos, durante os processos de recrutamento e seleção, estudem a empresa a fundo, levando em conta os seguintes fatores:

  • a história da empresa

  • como ela se comporta no mercado

  • como é a cultura organizacional dela

  • seus serviços e diferenciais em relação ao concorrente

  • brechas para melhorias

Se você se atentar a todos esses pontos antes de uma entrevista, você não tão somente se sentirá mais seguro para falar sobre sua intenção de conquistar a vaga, como também se destacará dos demais candidatos.

Em outras palavras, quando você tem interesse pela empresa e a estuda, você ganha propriedade para falar com convicção do que acredita e observa, e consequentemente você reduz o nível de timidez, pois agora está falando de algo que conhece.

Se prepare para as perguntas

O conhecimento é uma via acessível para a maioria das pessoas que possuem acesso à internet, e conhecer as táticas mais importantes para se dar bem no mercado de trabalho e no mundo corporativo é algo que queremos trazer a vocês.

Um outro passo para perder a timidez na entrevista de emprego é se preparar para as possíveis perguntas que o entrevistador pode fazer para você.

Já adiantamos que desde o seu primeiro contato com o entrevistador, você já está passando por seu filtro de avaliação, portanto no momento em que ele fizer as perguntas para te avaliar, você desejará estar preparado.

Frequentemente ouvimos que essa é a etapa de maior dificuldade dos candidatos, pois são pegos desprevenidos e acabam não conseguindo expressar suas experiências (profissionais ou pessoais), barrados pela timidez ao se verem encurralados por algo inesperado.

Conhecer as principais perguntas utilizadas pelos recrutadores ajudará a diminuir o seu nervosismo antes de cada entrevista de emprego, desde que você também treine suas respostas para evitar contradições ou falas sem boa estruturação.

Seriedade e compromisso: não se atrase

Atrasos acontecem, mas eles possuem um efeito poderoso sobre a mente. Ao se atrasar em uma entrevista de emprego, a chance de você ficar apreensivo, ansioso, tímido ou nervoso aumenta.

Por isso o recomendado é que você valorize seu compromisso para com a empresa e chegue com minutos de antecedência, para dar tempo de olhar o local, acalmar a mente e evitar embaraços ou má impressões para com o recrutador.

Preparo mental

Se preparar estudando a empresa e as principais perguntas que um recrutador pode fazer já é um diferencial que ajudará em muito contra a timidez durante a entrevista de emprego, mas ainda não é o suficiente, pois o principal está na mentalidade.

É na mente que reside todas as inseguranças, nervosismos e apreensões que podem nos desestabilizar ante um momento importante de nossas carreiras.

Dessa forma, se preparar mentalmente e com antecedência é um diferencial, e seu corpo agradecerá.

Uma boa tática a ser utilizada é focar sua atenção na respiração, controlando-a desde a entrada e saída de ar.

Manter a mente inclinada à positividade e confiança em seu potencial também é uma forma de blindar sua mente naquele momento a fim de usar toda a sua energia para demonstrar confiança durante a entrevista.

Fale o que tiver a ver com o seu currículo

Para vencer a timidez na entrevista de emprego, você precisa trabalhar com confiança. Seu currículo é a base de sua confiança, pois nele reside toda a sua experiência profissional, e ele é a abertura que você tem para poder expressar suas experiências.

Nesse sentido, colocar informações sem coesão ou veracidade em seu currículo abre chances de você ficar tímido, embaraçando sua fala durante uma entrevista ante as perguntas do entrevistador por você saber que o que está relatando não é de todo correto.

O ideal é que você defina todos os pontos que você deseja trabalhar em seu currículo para determinada vaga, e depois trabalhe a forma como você vai relatar essas experiências, separando o que será dito, o que será deixado de lado pela falta de relevância, e o principal: como você dirá tudo isso.

Se preparar te deixará mais seguro e confiante. Em partes, para perder a timidez durante a entrevista de emprego, é questão de preparo. Faça o teste!

Seja você

Por fim, queremos dar uma dica tão importante quanto qualquer outra: seja você!

Acredite, recrutadores são especialistas em analisar discursos, inseguranças, mentiras ou coisas similares. Não dizemos isso para causar apreensão em vocês, mas para que vocês adquiram a cultura de serem vocês mesmos.

É comum vermos candidatos idealizando o “perfil perfeito” e muitas vezes a entrevista não soa natural como poderia ser.

Como profissional, você deve relatar suas experiências à sua maneira, respeitando suas particularidades, seja você introvertido ou extrovertido, apenas tendo em foco dizer o que o recrutador precisa saber, ao tempo que respeita sua particularidade a ponto de não tentar ser outra pessoa durante a entrevista.

Vencer a timidez durante a entrevista de emprego é um desafio para muitos, mas é questão de preparo, e o resultado é um processo seletivo mais leve, onde você terá maior notoriedade por agir calmamente, falando com confiança e concisamente.

Nos acompanhe para continuar conhecendo mais sobre o mundo de RH e suas diversas particularidades!