7 Passos para criar um Plano de Treinamento para Funcionários
O treinamento para funcionários é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois é uma maneira eficaz de desenvolver habilidades, melhorar a produtividade e reter talentos valiosos.
No entanto, criar um plano de desenvolvimento profissional pode ser desafiador, e se feito com qualidade, agrega diretamente à performance de seus funcionários.
Desde já, é válido dizermos que é dever de toda empresa despertar em seus colaboradores a vontade de se desenvolverem profissionalmente.
E na maioria dos casos em que se implementa algum tipo de treinamento, aumenta-se a taxa de produtividade e performance do colaborador em suas atividades diárias, de acordo com pesquisas.
Afinal, além de ser um momento de aprimoramento e percepção do zelo que a empresa tem para com o funcionário, também é oferecido uma forma de sair da rotina para aliviar o estresse do colaborador.
Dessa forma, achamos importante explorar algumas dicas úteis sobre como criar um plano de treinamento e desenvolvimento eficaz para seus funcionários.
1. Identifique as necessidades de treinamento
A princípio, para criar um plano de treinamento e desenvolvimento eficaz é preciso identificar as necessidades de treinamento da sua equipe.
Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas com funcionários e gerentes, avaliações de desempenho e análise das habilidades atuais e futuras necessárias para o sucesso da empresa.
Posteriormente, ao entender as lacunas de habilidades e conhecimento, você pode criar um plano de treinamento para funcionários eficaz.
2. Defina objetivos claros
Por outro lado, após identificar as necessidades de treinamento, é importante definir objetivos claros para o plano de treinamento e desenvolvimento.
Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART).
Dessa forma, você pode avaliar o sucesso do plano de treinamento e manter seus funcionários motivados e focados.
O foco é ter uma ideia bem definida do porquê de aquele treinamento ter sido planejado, e qual é a expectativa de retorno após ter sido realizado.
3. Escolha a metodologia adequada
Existem várias metodologias de treinamento para funcionários, como cursos presenciais, treinamentos online, sessões de mentoria, coaching e job shadowing.
Entretanto, é importante escolher a metodologia adequada para atender às necessidades de treinamento para seus funcionários.
Certifique-se de que a metodologia escolhida seja eficaz e apropriada para o nível de habilidade e conhecimento de seus funcionários.
Por conta disso, deixamos abaixo algumas metodologias e suas finalidades mais adequadas:
Cursos presenciais: indicado para necessidades urgentes, focando em melhorar a performance geral da equipe. Um curso presencial pode servir para ensinar a equipe a como utilizar um software, ou até mesmo de como atender os procedimentos da empresa, seja em rotina, ou em casos específicos.
Treinamentos online: indicado para necessidades que não demandam tantos esforços para aprendizado por parte da equipe. Além de ter menor custo, o treinamento online possibilita um momento na fuga da rotina e ajuda o colaborador a resolver um problema em específico.
Sessões de mentoria: sendo um modelo de alta performance, a mentoria ajuda o profissional a se desenvolver rapidamente, seja em questões técnicas ou comportamentais, afinal, ele terá um acompanhamento constante de um mentor, que o auxiliará a sempre realizar seu trabalho da melhor maneira.
Coaching: não sendo tão indicado para um desenvolvimento profissional a nível técnico, o Coaching auxilia os profissionais a moldarem seus comportamentos em meio ao ambiente de trabalho, incentivando o autodesenvolvimento e melhoria constante.
Job Shadowing: apesar de não convencional, esse modelo é como se fosse um aprendiz. Aqui, o funcionário acompanhará a rotina de um colaborador mais experiente, aprendendo sobre seus processos e metodologias para ter melhor êxito na hora em que ele for realizar o trabalho.
4. Crie um cronograma
Após definir os objetivos e escolher a metodologia adequada, é hora de criar um cronograma para o plano de treinamento e desenvolvimento.
Todavia, o cronograma precisa ser realista e flexível, levando em consideração a disponibilidade dos funcionários e as necessidades da empresa.
O cronograma deve ser comunicado claramente aos funcionários para que eles possam planejar seu tempo e recursos adequadamente, e também para que se preparem para estarem aptos a absorver o assunto em função.
5. Realize avaliações de progresso
As avaliações de progresso são essenciais para visualizar a eficácia do plano de treinamento para funcionários.
Afinal, como você saberá se o treinamento proporcionou uma melhora significativa nos processos ou comportamento de seus colaboradores?
Nesse sentido, realizar uma avaliação do desenvolvimento profissional ofertado ajuda a identificar as lacunas que precisam ser abordadas.
Também permitindo que seja realizado ajustes nos procedimentos internos de sua empresa, para manter os funcionários motivados.
Essa avaliação de resultados pode ser feita através de métricas, como o aumento na produtividade, melhoria no desempenho, aumento na satisfação do cliente e redução de erros.
6. Garanta a participação dos funcionários
Os funcionários são os principais beneficiários do plano de treinamento e desenvolvimento, portanto, é importante que eles se sintam envolvidos e comprometidos com o processo.
Inclua seus funcionários no processo de planejamento e dê a eles a oportunidade de compartilhar feedback e sugestões sobre o plano de treinamento.
Ao fazer isso, você aumenta a probabilidade de seus funcionários serem mais engajados e participativos.
Por outro lado, ao criar um plano de treinamento e desenvolvimento para funcionários, é importante lembrar que o processo é contínuo.
À medida que a empresa evolui, as necessidades de treinamento dos funcionários também mudam.
Portanto, é importante avaliar regularmente o plano de treinamento e fazer ajustes quando necessário.
Como resultado, você pode garantir que seus funcionários tenham as habilidades e conhecimentos necessários para apoiar o sucesso contínuo da empresa.