Como o teste de perfil comportamental melhora a estratégia do meu RH

Estamos na era da informação, e pequenas ou grandes empresas cada vez mais entendem que dados são a base de tudo! O teste de perfil comportamental melhora a estratégia do RH e serve como base de dados para um sistema de gestão eficiente.

Portanto abordaremos nesse artigo as principais consequências de um teste de perfil de RH dentro das empresas, para que você possa providenciar mudanças para o cenário de sua empresa.

O que é um teste de perfil comportamental?

Você provavelmente já fez algum quiz na internet para descobrir qual animal você seria, ou qual personagem de uma série que você gosta mais se parece com você, certo?

O teste de perfil comportamental utilizado pelo RH é uma avaliação que identifica e analisa quais são as características que predominam na pessoa analisada, obtendo assim um parâmetro geral de perfil.

Esse teste de perfil comportamental geralmente é aplicado ao longo do processo seletivo, seja por testes antes da entrevista, ou pela observação e anotação do recrutador durante os primeiros contatos e avaliação de dinâmicas.

Para qualquer empresa que queira ter sucesso em suas contratações, antes o RH precisa estar consolidado e alinhado com as boas práticas na hora de aplicar esses testes de perfil para entender se o candidato está alinhado com o que a empresa quer, ou com o que a vaga exige.

Dessa forma, o teste de perfil comportamental melhora a estratégia do RH pois o objetivo é entender a mentalidade e comportamento do candidato diante de situações de comunicação, conflitos ou desafios na rotina de empresa.

Esse teste de perfil de RH não é um decreto de que o candidato não é apto para exercer determinado cargo, mas apenas uma preferência que a empresa define ao definir qual perfil eles querem para determinada vaga.

O intuito é visar melhor correspondência e satisfação tanto para a empresa, quanto para o colaborador em suas novas atividades.

Benefícios em ter teste de perfil comportamental dentro da empresa

A princípio, muitos são os benefícios que um teste de perfil proporciona ao RH, então listamos alguns deles para que você, recrutador, possa aprender e assim levar novas ideias para a sua organização.

1. Assertividade na contratação de funcionários

A palavra-chave que temos para dizer no momento é “assertividade”!

Quando se tem conhecimento do tipo de perfil comportamental de um candidato, a estratégia de recrutamento e seleção passa a ser diferenciada, pois é possível analisar o perfil como um todo e comparar com o que determinada vaga em aberto pede, ou até mesmo se corresponde ao ritmo que a empresa possui.

Para exemplificar, utilizaremos candidatos para um cargo de Coordenação de Marketing!

O recrutador, ao lidar com qualquer vaga em aberto, deve-se perguntar o que a vaga exige de prioritário. Ela requer visão analítica, concentração, criatividade, tenacidade contra a pressão, etc?

Ao fazer essa análise, é possível identificar por meio do teste de perfil comportamental se o candidato atende ou não (parcialmente, pois o teste não é absoluto, mas apenas um complemento) à exigência da vaga.

Com isso conseguimos analisar quais são as características em comum de todos os Coordenadores de Marketing entrevistados, e como o perfil deles se conectam com a exigência da vaga.

Nada é por achismos, mas sim por uma linha lógica de raciocínio obtida pelo teste de perfil!

Quando o recrutador entrevistar o candidato ao cargo de Coordenador de Marketing e ver que ele possui dificuldade em se comunicar ou em ter pensamento analítico, verá que não é o candidato mais adequado.

2. Decisão mais estratégica

Estabelecer padrões e parâmetros de avaliação é uma boa prática para melhorar a estratégia do RH, pois dessa forma a equipe passa a ter uma metodologia e orientação direcionada em todos os processos de recrutamento e seleção.

Portanto o teste de perfil do RH precisa evidenciar uma abordagem geral do candidato com base em suas respostas ou comportamento, para que um padrão seja estabelecido e escolhas não sejam feitas sem serem baseadas em dados.

3. Transparência

Uma empresa que consegue mensurar a produtividade de seus colaboradores têm a possibilidade de mostrar qual tem sido seu desempenho nas atividades, seja durante o processo seletivo ou já atuando no trabalho. 

Visando a transparência, o candidato ou o colaborador que consegue obter informações de sua performance consegue se direcionar melhor para o objetivo que possui como profissional, no caso de cargo e comportamento.

Não existe um profissional completo, mas tudo faz parte de um constante aprendizado, e quando se sabe o que é preciso para preencher uma vaga ou para ser excelente ao conquistá-la, mudanças são necessárias.

E esse é parte do potencial que um teste de perfil comportamental proporciona ao RH de uma empresa.

Sabemos que muitas empresas não possuem condição ou infraestrutura para implementar essa metodologia de gestão de RH, mas nós podemos fazer isso por você, pois temos expertise em encontrar candidatos que se adequem às vagas de sua empresa.

Faça um teste! Conheça nossos serviços!