6 passos de como encontrar o candidato ideal

Uma das maiores dores de cabeça que um RH enfrenta está nas etapas de recrutamento e seleção de candidatos.

Esse problema está enraizado na maioria das empresas aqui no Brasil, que é um dos países com as maiores taxas de demora de fechamento de vagas (39,6 dias, em média) do mundo.

A chave dessa problemática pode ser solucionada com os 6 passos de como resolver a dificuldade em encontrar o candidato ideal que apresentaremos a seguir, no intuito de auxiliar sua empresa a resolver a demora na seleção e contratação.

1. Quais são as necessidades exigidas pela vaga?

Sem organização não é possível atingir um bom resultado em seus processos de seleção, portanto como primeiro passo reforçamos fortemente a necessidade de se definir um escopo geral sobre a vaga, como o título a ser usado, qual a área de atuação relacionada, o nível hierárquico do cargo, se é um trabalho a nível de ensino superior ou técnico, e afins.

Todos esses pontos devem ser pensados com bastante cautela para evitar que filtros desnecessários sejam criados. A ideia é deixar a vaga altamente explícita e direcionada a seu público-alvo, pois dessa forma aumentam-se as chances de assertividade na hora de encontrar o candidato ideal.

2. Pontue todos os detalhes sobre a vaga

Uma das dificuldades que notamos ao analisarmos os mais variados anúncios de vagas ao longo dos anos, que continua mesmo agora, é a falta de boas descrições das vagas.

Com “falta de boas descrições” queremos apresentar dois tipos: a de parte informacional, e a de atração.

As Organizações não são as únicas a ter suas exigências bem estabelecidas quanto aos funcionários que desejam para sua empresa. Os candidatos também estão cada vez mais exigentes, prezando por empresas que sejam bem estruturadas, ou que ao menos possuam um condicionamento humanizado inclinado ao crescimento.

Nesse aspecto, a falta de descrição informacional sobre a vaga pode deixar o candidato perfeito passar batido. Por isso recomendamos que ao anunciar sua vaga, pontue também as atividades a serem exercidas pelo futuro colaborador; as habilidades e a experiência necessária; o salário e os benefícios inclusos.

Você precisa desenvolver textos objetivos e concisos que possibilitem uma fácil identificação para o candidato.

Por fim, é preciso colocar a essência de sua empresa no anúncio da vaga. Ela precisa ser convidativa (não só pelo salário e atividades), gerando desejo e uma boa primeira impressão sobre a empresa e seu cargo anunciado.

3. Avalie a compatibilidade entre o candidato e a empresa

Já falamos um pouco sobre cultura organizacional em um de nossos artigos, e se você está antenado, sabe que não é meramente um capricho, mas sim uma base onde os presentes e os futuros colaboradores ficarão em cima, satisfeitos ou insatisfeitos, a depender de como é a cultura organizacional dentro de sua empresa.

Portanto, para que você consiga resolver a dificuldade em encontrar o candidato ideal, precisa antes olhar para dentro de sua organização e estabelecer bem quais são os valores que vocês prezam, desejam e solicitam.

É comum vermos empresas exigindo um nível de habilidade e experiência excessivamente alto para atividades de fácil adaptação ou desenvolvimento. Por isso é nosso dever dizer que essa falta de bom senso dentro da gestão afasta excelentes talentos de sua empresa, criando barreiras que impedem que outros candidatos enxerguem a sua empresa como um lugar de qualidade.

 

Esse relativo “abuso” de função é um dos critérios utilizados por candidatos antes de se candidatarem em uma vaga: primeiro olham o salário, depois o cargo e seu nível hierárquico e, por fim, as atividades a serem realizadas. Se esses três fatores não conversam bem entre si de forma justa, sem exageros, a chance de retorno diminui.

Após isso, por meio de uma conversa e pesquisa mais a fundo com os candidatos que passaram pelo filtro de seleção, cabe ao recrutador identificar em meio à entrevista se o candidato tem valores ou um posicionamento que converse bem com os estabelecidos previamente pela empresa.

4. Saiba analisar por completo

Primeiramente, não basta só olhar para o currículo. É preciso ir além, pois grandes profissionais também estão nos detalhes, e nessa hora, analisar os candidatos e os possíveis talentos requer uma boa dinâmica.

Além de identificar as hard skills (habilidades técnicas) do candidato, que estarão presentes no currículo e na troca de informações por meio de entrevistas ou testes personalizados, temos também as soft skills (habilidades interpessoais), que são cruciais para a construção de um bom ambiente de trabalho ou equipe.

Dessa forma cabe ao recrutador colocar todos esses elementos na balança e avaliar qual candidato se encaixa melhor em determinada vaga.

5. Promova entrevistas e testes

Com toda a automação de processos que temos hoje, às vezes fica difícil ter um contato direto com o candidato nas etapas iniciais, por isso quando a filtragem acabar, você deve aproveitar ao máximo para conhecer os candidatos e obter informações que te auxiliem em seu julgamento.

As perguntas precisam ser estratégicas e personalizadas de acordo com a necessidade da vaga. Em nossa era de personalização, um RH tradicional e engessado não ganha espaço ou fama o suficiente, e isso é tudo que os candidatos não querem: fazer parte de um processo forçado e sem humanização.

Testes personalizados, dinâmicas individuais ou em grupo, ou até mesmo uma entrevista individual, com perguntas diretas, tem o poder de fazer você observar aqueles que mais se enquadram ao perfil ideal de candidatos.

6. Obtenha um serviço de recrutamento e seleção especializado

Temos consciência de que há processos muito enraizados e bagunçados a ponto de se tornar difícil de implementar mudanças (mesmo as pequenas). Uma pergunta inteligente a se fazer é: preciso de ajuda?

Mesmo com todos esses passos de como resolver a dificuldade em encontrar o candidato ideal, dado as circunstâncias e o porte da empresa, é preciso ir além.

Um serviço de recrutamento e seleção especializado na contratação de candidatos que atendam com grande taxa de aderência à vaga é um dos serviços que prestamos aqui na Blitz.

Ao invés de parar os processos de sua empresa em busca dessa melhoria, você pode deixá-los com a gente, pois somos especialistas na oferta de profissionais qualificados, com baixa taxa administrativa e nos mais diferentes níveis hierárquicos.

Entre em contato com a gente via telefone, WhatsApp ou e-mail e teremos o maior prazer em nos apresentarmos para ajudar sua empresa!