5 dicas de como conduzir entrevistas de emprego online

5 dicas de como conduzir entrevistas de emprego online

5 dicas de como conduzir entrevistas de emprego online

É do conhecimento de muitos que com a chegada da pandemia em 2020, muitas empresas precisaram adequar-se e mudar suas formas de gestão diária de processos, seja nas contratações ou na manutenção das atividades básicas.

 

O marketing digital ganhou força e com isso, veio também uma inovação que acabou sendo bastante viável financeiramente para as empresas, e de maior praticidade para os funcionários: o home office!

 

Desde então, o processo de novas contratações de funcionários, em sua maior parte, ganhou uma nova metodologia: entrevistas online! Saiba abaixo como conduzir entrevistas de emprego online para otimizar tempo e recursos em sua empresa.

1. Prepare o local da entrevista com antecedência

Se você, recrutador, está com entrevistas online pendentes e está dentro de sua empresa, o mais adequado é que você separe um espaço que sirva de diferencial para que os candidatos vejam você, e assim tenham uma percepção positiva tanto sobre o ambiente em que você está, quanto em relação à sua visibilidade como profissional. Portanto, escolha um local com boa iluminação e que transpareça um ar profissional que surpreenda os candidatos.


Caso você esteja fazendo um serviço de recrutamento de sua casa, separe um ambiente onde não haja interferências e tente recriar a mesma atmosfera de profissionalismo que teria, caso o cenário fosse a própria empresa. Evite lugares escuros e pessoais demais.

2. Faça uma análise da apresentação pessoal do candidato

Sendo você o recrutador, é preciso ter em mente que fazer o seu papel de questionador não é o suficiente. Você precisa ter um olhar analítico em relação ao candidato. Então analise a vestimenta dele – sim, a vestimenta –, pois muitos candidatos acabam por ficarem desleixados por estarem em casa, achando que a entrevista é algo mais casual.

 

Faça uma análise de como o candidato se comporta em relação às perguntas e conversas propostas por você. Tenha em mente que timidez não é um problema, a depender da vaga, mas seus olhos precisam estar atentos ao teor comunicacional que o candidato emprega em sua fala. Se ele está apressado, desinteressado, inventando história, ou coisas similares.

 

Seu papel como recrutador trará essa natural percepção ao longo do tempo, na medida em que você entrevista mais e mais candidatos, então não se preocupe. Apenas tenha em mente que seu papel é avaliar o candidato e identificar a forma como ele conta sua história, seus méritos, além de averiguar sobre o interesse dele pela vaga e demais informações que ele expõe.

3. Tenha um roteiro de perguntas

O erro de muitos candidatos é não se preparar o suficiente para uma entrevista. A consequência é que na hora que precisam expor suas ideias de forma que se destaquem dos demais, acabam por se confundir e deixar de falar coisas importantes, ou falar o que não deveriam. Você, como profissional, deve agir como tal.

 

Um roteiro de perguntas é essencial para que nada fique em branco durante a entrevista. É uma via para coletar as informações de maneira coerente, de forma que possa mensurá-las futuramente na hora de comparar os candidatos entrevistados.

 

Abaixo temos tópicos e perguntas mais utilizadas pelos grupos de recursos humanos durante os processos seletivos:

Apresentação

Faça uma introdução apresentando-se, falando sobre a empresa, a forma como vocês trabalham, seus valores culturais e quais as atuais necessidades que a empresa possui. Mencionar os benefícios também é uma opção, mas dentre tudo dito, busque criar uma atmosfera agradável para que o candidato sinta que está inserido em um ambiente pesado.

Faça perguntas

Por meio das perguntas você compreenderá um pouco melhor sobre o candidato, então tenha um olhar atento, analítico, para entender e questionar o seu discurso e comparar com a necessidade da empresa em relação à vaga ofertada.

 

Abaixo temos algumas das perguntas mais utilizadas:

 

  • Fale sobre suas experiências profissionais

  • Como é o seu relacionamento com sua família?

  • Quais são os seus maiores defeitos e qualidades?

  • Como você lida com os problemas?

  • Por que você escolheu essa profissão?

  • Por que você quer trabalhar com a nossa equipe?

  • Fale sobre conquistas e planos para o futuro

  • Dê espaço para o candidato falar algo que ele ache relevante

 

A depender da vaga e seu requisito, você precisará adequar as perguntas ou elaborar novas. Apenas planeje tudo com antecedência!

4. Faça bom uso da tecnologia

Em meio ao marketing digital, temos muitas ferramentas que favorecem e facilitam a análise de perfil do candidato, seja por seu currículo, ou pela entrevista realizada, em si. Um de nossos aconselhamentos é que você utilize de métodos para fazer diversos tipos de leitura, como:

 

  • Softwares que avaliam currículos automaticamente

  • Gravação de videoconferência para que você, recrutador, possa analisar os candidatos minuciosamente fazendo anotações mais específicas

  • Testes de personalidade e raciocínio para evitar que certos candidatos sem aderência à vaga passem para etapas posteriores, gerando assim perda de tempo

5. Faça testes

Seja pontual e dê uma boa impressão aos candidatos. Para que tudo ocorra bem, faça testes e planeje com antecedência as perguntas que você fará e o local onde você se apresentará. Lembre-se de dar espaço para o candidato conversar com você e expor suas ideias e, não menos importante, trabalhe com humildade para deixar uma atmosfera agradável, não opressiva e profissional!

 

Se você é um candidato, confira nosso artigo sobre Como se comportar em uma entrevista online!