Aprendendo a lidar com as dificuldades no trabalho
É comum nos depararmos com situações onde precisamos lidar com as dificuldades no trabalho, seja a nível de tarefas diárias, na forma de gestão de uma liderança ou até mesmo em situações de conflito no interesse.
Todavia, ao tomar decisões difíceis no trabalho, tudo faz parte de um aprendizado constante, e é assim que desenvolvemos inteligência emocional para lidar com as dificuldades no trabalho.
Reconhecendo as dificuldades
Ter em mente quais têm sido suas dificuldades dentro da empresa é o primeiro passo para encontrar uma forma de resolvê-las, buscando formas de tomar decisões inteligentes que preservem o histórico e a imagem do profissional.
Portanto há variados elementos que podem ser dificultosos para um funcionário, como a falta de habilidade para delegar tarefas; não dar conta de várias tarefas simultaneamente; problemas com outros colaboradores; incontentamento com a postura ética da empresa ou com a valorização que ela presta a seus colaboradores; etc.
Nesse sentido, todas essas situações podem elevar o nível de estresse de qualquer colaborador a ponto de causar apreensão e irritabilidade, elevando o índice de burnout e levando-o a tomar atitudes precipitadas movido pela falta de experiência ou pelo desequilíbrio emocional.
Lidando com as dificuldades no trabalho
Antes de tudo, precisamos realçar o fato de que não existe fórmula mágica para cada um dos problemas que cada indivíduo enfrenta, seja na vida pessoal ou na rotina dentro de uma empresa.
Contudo, possuímos algumas boas práticas que servem muito bem para qualquer profissional que queira aprender a lidar com as dificuldades no trabalho. A ideia é conferir maior êxito na carreira profissional!
Confira abaixo algumas das boas práticas que recomendamos, e que apesar de simples, farão diferença em sua rotina profissional:
Encare os desafios como uma chance de aprendizado;
Não deixe o medo te cegar a ponto de se descontrolar;
Antes de agir, pense em como resolver a situação em questão;
Se organize criando um planejamento estratégico;
Avalie os benefícios e malefícios caso você haja de X maneira;
Tire um momento para desestressar e agir com prudência;
Construa uma autoconfiança com o seu potencial de superar dificuldades;
Se comunique com a equipe, se necessário, a fim de encontrar a melhor forma de resolver uma questão pendente;
Estude formas de resolver determinadas questões, seja ela técnicas ou interpessoais;
Não haja por impulso.
Por estarmos na condição de humanos, é comum errar e agir por impulso, mas ao nos autoavaliarmos, se verdadeiramente temos a intenção de crescer como profissionais, veremos que a prudência é essencial ao lidar com as dificuldades no trabalho.
Do mesmo modo como aprendemos as tarefas diárias, devemos também aprender a tomar decisões difíceis no trabalho, pois na medida em que crescemos como profissionais, nossas tarefas tendem a crescer em quantidade e desafio, e dessa forma passamos a ser moldados como profissionais.
Postura profissional e aprendizagem
Frequentemente poderemos fazer um comparativo das características que diferem um profissional maduro, daquele que não é, e a principal delas é a resiliência.
Enfrentar dificuldades é algo que sempre existirá na rotina de uma empresa, seja pela alta demanda de um serviço, ou pela inovação que novos problemas sempre trazem para serem solucionados.
Dessa forma, no dia-a-dia possuímos chance de melhorar nossa postura profissional pela forma como lidamos com as dificuldades, e a maturidade como forma de benefício é algo sem preço.
Por conta disso, incentivamos o autodesenvolvimento para que todos os nossos profissionais busquem sempre se aperfeiçoar em suas qualidades. Faz parte da cultura de nossa empresa.
Acreditamos que profissionais incentivados ao crescimento enfrentam as dificuldades de maneiras mais eficientes. E você, já tentou olhar os problemas como uma oportunidade para crescimento?