Profissional do Futuro: o que é e como ser um?

Cada vez mais passa a ser do conhecimento de todos que o mercado de trabalho ganha novas exigências, e o profissional do futuro surge para atender não uma, mas demandas específicas com eficiência.

Portanto ter um profissional ideal dentro de sua empresa garantirá diversos benefícios, sendo eles: qualidade e valor agregado, otimização de processos, entre outras coisas.

Mas afinal, um profissional do futuro soa um tanto futurista, não?

Estamos aqui para dizer que esse estilo de profissional ideal está prestes a se tornar padrão.

Qual é a tendência do mercado?

Com base em um estudo da Dell Technologies para o IFTF (Institute for the Future), disponibilizado pela InforChannel, ganhamos uma informação interessante: até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão diferentes das atuais.

Essa mudança brusca de mercado tem a ver com todo o avanço da tecnologia, e agora também com a nova onda que o metaverso tem possibilitado.

As empresas e seus gestores têm se conscientizado da importância em se ter um profissional que resolva problemas específicos na intenção de não dar brechas para a concorrência.

Bem como também sabem que o profissional qualificado conseguirá lidar com outras demandas menos específicas sem muito esforço.

Nesse sentido, pela alta procura desse profissional do futuro que realiza tarefas específicas com qualidade, o padrão de escolha dos recrutadores e do machine learning (caso haja um software de recrutamento) agora é outro.

As empresas desejam os profissionais ideais para que possam agregar valor à organização, e também por serem mais aptos às mudanças do mercado.

Características principais do profissional do futuro

De antemão, é preciso saber que, apesar de esses profissionais lidarem com demandas específicas, eles possuem muitas características que os diferenciam dos demais.

Trabalhar essas características a fim de se tornar um profissional qualificado é uma das vias para o sucesso profissional, pois o futuro é agora.

Resolução de problemas

Uma empresa que está no mercado de trabalho sempre estará sujeita a novos desafios, pois constantemente a concorrência se aprimora e, dessa forma, o que funcionava agora precisa ser melhorado.

Bem como o que não funcionava tão bem agora não funciona mais. O mundo dos negócios é assim: tudo é rotativo e sempre surgem novas formas de se lidar com estratégias para resolver problemas.

Portanto o profissional do futuro consegue lidar com a resolução de problemas de forma dinâmica a ponto de pontuar claramente as defasagens da empresa.

Ao passo que elabora estratégias eficientes para resolver problemas, podendo ser eles internos ou externos; de métricas e performance.

Pensamento crítico e analítico

Um profissional que possui características de pensamento crítico e analítico pode lidar com o surgimento de novas estratégias, demandas ou problemas de forma diferente.

Em outras palavras, ter essas características possibilita que o profissional apresente uma linha de pensamento que vise toda a situação, possibilidades, empecilhos e vantagens na abordagem de uma estratégia.

O mercado de trabalho valoriza profissionais que estão inclinados a apresentar suas visões para alavancar o crescimento da empresa.

Como resultado, uma empresa com profissionais que possuem essa linha de pensamento tende a ganhar melhores estratégias.

Inteligência emocional

Há muitos indícios de pedidos de demissão em nosso país, de acordo com a Exame, onde foi constatado que por mês mais de 500 mil pessoas pedem demissão.

Mesmo em meio à crise, o padrão de colaboradores tem mudado, e isso abre espaço para que outros candidatos se destaquem: os que possuem resiliência.

Um profissional ideal sabe lidar com as dificuldades no trabalho sem ceder a desejos momentâneos de abandonar o barco.

Ele entende que dificuldades fazem parte de seu aprimoramento profissional e pessoal, e que encarar novos desafios será benéfico à ele, seja em reuniões, fracassos, intrigas ou afins.

Profissionais desse tipo tendem a ficar por mais tempo no quadro da empresa, desde que sejam devidamente recompensados.

Pensamento e julgamento flexível

Dentro de uma empresa, não existe apenas um setor. Bons gestores sabem que o desempenho de uma área pode influenciar diretamente sobre a outra.

Da mesma forma, o tipo de profissional contratado pode agregar não somente a um, mas a vários setores da empresa!

Usando essas características, ele busca as melhores formas de abordar uma situação, de apresentar uma inovação, ou de melhorar o trabalho de seus colegas de equipe.

Gestão de pessoas

Nenhuma empresa depende exclusivamente de estratégias para garantir o seu sucesso. É necessário que os funcionários tenham uma boa comunicação entre si.

Sob o mesmo ponto de vista, sendo ou não um líder de equipe, o profissional deve ter sua mente voltada à gestão de pessoas.

Dessa forma ele consegue contribuir na criação de um ambiente harmonioso, sem conflitos, e com relativa união de equipe para possibilitar bons resultados.

Cada funcionário tem a capacidade de realizar sua parte na gestão de pessoas, e para isso é preciso se atentar ao que incomoda o outro, encontrar formas de integrá-los nas atividades, e zelar por eles, reconhecendo-os.

Essas características que abordamos são muito valorizadas por nossos recrutadores e apesar de sabermos que não existe um profissional perfeito, esse é o ideal.

Todos possuímos a chance de ser o profissional do futuro se trabalharmos nossas habilidades interpessoais constantemente.

Por outro lado, a busca por aprendizado é um papel individual que cada profissional deve ter para consigo a fim de ser disputado pelas empresas.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo, e que você, como candidato, comece a trabalhar suas qualidades e defasagens na intenção de se tornar o mais requisitado pelo mercado.