O que são habilidades interpessoais e como ganhar uma?
Muitos se perguntam o que são habilidades interpessoais, e perguntam-se ainda mais como ganhar uma, pois é do conhecimento de todos que o mercado de trabalho e suas mais variadas empresas prezam por essas qualidades.
Uma habilidade interpessoal colabora diretamente para que o empregado consiga agregar qualidade e valor ao ambiente de trabalho da empresa ou organização da qual ele participa, portanto é algo importante para se desenvolver.
O profissional deve ter sua participação individual nesse processo de desenvolvimento, mas a Organização também tem o seu papel de oferecer treinamentos, feedbacks, estabelecimento de cultura organizacional e auxílio no desenvolvimento de soft skills.
O que caracteriza uma habilidade interpessoal?
Não sendo algo exclusivamente para o mundo profissional, as habilidades interpessoais são importantes para se ter do começo ao fim de uma vida, pois elas são características únicas de comportamento para as relações humanas.
Dessa forma, a depender das características que um indivíduo pode ter, a convivência em grupo, a postura profissional de maturidade, respeitosa e com ética, passam a fazer parte dos valores de conduta do funcionário e da empresa.
A modernização trouxe uma linha bastante severa sobre as habilidades interpessoais, pois grandes empresas zelam por pessoas que respeitem umas às outras, não importando as diferenças culturais, sociais ou econômicas, tudo para que o ambiente de trabalho possa existir em harmonia, sem conflitos e com maior liberdade para conforto, que resulta em boa produção.
Listamos algumas das habilidades interpessoais que mais prezamos aqui na agência:
Inteligência emocional
Educação e cordialidade
Saber ouvir
Ser flexível (para atividades ou para lidar com problemas)
Responsabilidade
Ter vontade de agregar
Autonomia para realizar tarefas
Interesse em aprender
Trabalho em equipe
Visão sistêmica e analítica
Esse conjunto de habilidades é algo que pode ser desenvolvido mesmo não atuando diretamente em uma Organização, pois são valores e disciplinas que o indivíduo tem opção de cultivar ou não.
A certeza, todavia, é que Organizações valorizam profissionais com boas qualidades, pois assim é possível ter uma base de funcionários com boa performance que ajudam no equilíbrio do ambiente de trabalho e seu bem-estar oferecido.
Quais as vantagens de se ter habilidades interpessoais?
Um bom RH sempre preza por identificar candidatos que tenham alto potencial de desenvolvimento, além de ver, também, as habilidades que o mesmo já possui. Com isso fica fácil de entender que ter essas qualidades ajudam na:
Redução de conflitos entre os funcionários;
Melhora na produtividade;
Redução de rotatividade de funcionários (turnover);
Comprometimento e ânimo com a função;
Base estruturada e de qualidade;
Agregação de valor à estima dos colaboradores e da Organização.
Uma conduta humana e respeitosa é crucial para qualquer profissional, portanto tanto os candidatos, funcionários, ou as Organizações devem estabelecer um filtro de comportamento e meta de desenvolvimento para que o funcionário possa agregar ao time com suas diferenças, e para que a empresa possa crescer com uma estrutura sólida pela qualidade interpessoal de seus funcionários.
Mas afinal, como ganhar uma habilidade interpessoal?
A essa altura, você já deve ter entendido o que são habilidades interpessoais, mas agora daremos um caminho mais sólido de como você pode ganhar uma, de forma que melhore sua postura profissional.
Feedbacks
Isso vale tanto para funcionários, quanto para gestores. Para ganhar uma habilidade interpessoal o feedback faz-se importante, pois é uma forma de haver uma comunicação direta, de forma sincera (mas não violenta), sobre o comportamento de uma das partes.
Para isso, é importante que o líder e o funcionário tenham inteligência emocional para saber ouvir, reconhecer, e também apontar com a intenção de melhoria para a qualidade do ambiente de trabalho.
Treinamento
Treinamentos têm o potencial de fazer a diferença, pois é uma forma direta de incluir o profissional à cultura da empresa, fazendo com que ele se veja comprometido a desenvolver suas habilidades.
Seja por meio de treinamentos, workshops, palestras ou até mesmo com a rotina da empresa, esse desenvolvimento direto deve ter a finalidade de dar um direcionamento ao profissional de como ele pode resolver conflitos, ou como pode adquirir inteligência emocional para valorizar sua postura profissional e ética.
Os gestores devem avaliar a situação a fim de estabelecer qual tipo de treinamento seria mais adequado em comparação à aparente necessidade dos funcionários, sempre com o intuito de tornar o ambiente mais saudável.
Autoconhecimento
Sendo o mais importante, cada indivíduo tem potencial de olhar para si mesmo e reconhecer suas dificuldades e qualidades. Sendo um zelo que cada um deve ter por si mesmo, reconhecer seus comportamentos prejudiciais à equipe e corrigi-los é um grande passo.
Essa cultura pode ser incentivada pela Organização, a fim de auxiliar seus funcionários a terem maior zelo consigo mesmos e, consequentemente, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho.
Uma boa empresa zela pela qualidade de seus funcionários, e um bom funcionário zela por si mesmo e como suas atitudes afetam o ambiente. Tenha isso em mente.
Somos especialistas na prestação de serviços, oferecendo funcionários de qualidade para a sua empresa de acordo com a sua necessidade, e convidamos você a nos conhecer. Temos muito a agregar!