Quais as 06 estratégias para crescer uma empresa pequena?

Cerca de 1,3 milhões de empresas foram abertas no primeiro quadrimestre de 2022, e saber as estratégias para crescer uma empresa é o diferencial que faz algumas se manterem no mercado de trabalho e outras não.

Portanto, uma das bases de como alavancar uma empresa parte do estudo e adoção de estratégias que auxiliem a empresa a criar seu diferencial.

De antemão, é preciso dizer que sem estratégia é impossível crescer, pois estamos cada vez mais adeptos à tecnologia em suas mais variadas formas, e saber se adequar ao mundo digital virou obrigação.

Assim também vale para os setores de uma empresa que constantemente precisam de novas estratégias para crescer.

A princípio, para empresas pequenas, freelancers ou equipes com poucos recursos, adotar as estratégias que abordaremos é um passo inicial para se consolidar.

Dessa forma novos caminhos podem ser traçados, e a organização passa a ser vista com mais maturidade. Confira nossa lista.

1. O planejamento estratégico

Deter estratégias para crescer uma empresa é o passo inicial que todas deveriam seguir, mas a realidade é diferente.

Grande parte das organizações agem inconsequentemente, adotando medidas que, com o passar do tempo, acabam por prejudicar a reputação ou os recursos da empresa e seus funcionários.

Portanto o planejamento estratégico é uma análise completa de toda a estrutura da empresa, visando caminhos possíveis que ela pode trilhar para ter sucesso em cada um de seus setores, atividades e empreendimentos.

Um planejamento estratégico possui alguns passos importantes a serem seguidos, conforme a lista abaixo:

  • Analisar o mercado e a concorrência para ter uma base de atuação

  • Fazer um comparativo analítico de sucessos e formas de empreender

  • Organizar minuciosamente os setores, os funcionários que estão nele, e quais atividades são realizadas pelo todo e também individualmente, de acordo com a hierarquia

  • Pontuar todas as atividades e processos realizados, e com base neles cria um plano de ação estratégico que possa alavancar o rendimento de cada um dos setores

Frequentemente um planejamento é revisado e alterado, mas dele advém o plano de ação, que pode ser realizado em curto, médio ou longo prazo.

2. Missão, Visão e Valores

Se a sua empresa quer estar consolidada no mercado, então uma das estratégias para crescer é definir quem você é como organização.

Missão, visão e valores são parte da essência de sua empresa, e tanto para futuros funcionários, quanto para novos clientes, ambos desejarão saber com quem estão lidando.

Uma empresa sem identidade, diferencial e personalidade não se sustenta no mercado.

A “missão” de uma empresa diz respeito ao fator principal atrelado à criação da empresa. Criamos nossa empresa para quê?

A “visão” de uma empresa é parte de seu objetivo visando o futuro. Até onde eu quero chegar?

Logo os “valores” de uma empresa representam parte da essência da empresa, onde limites são impostos, ou horizontes são abertos. Aqui é definido as convicções da empresa.

3. Análise SWOT

Juntamente com as estratégias já abordadas, a análise SWOT também é conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades e Ameaças).

Ela possibilita uma análise mais dinamizada do cenário da empresa em relação a sua situação interna como corporação, e também às externas, que fogem do controle da empresa.

A análise SWOT (FOFA) tem por base esses quatro elementos:

  • Forças (Strengths): que identifica todas as vantagens internas que a empresa possui em relação à sua concorrência;

  • Oportunidades (Opportunities): que analisa todas as condições favoráveis que podem ser aproveitadas em um espaço de tempo para se destacar;

  • Fraquezas (Weaknesses): que analisa e identifica todas as desvantagens internas de acordo com outras organizações;

  • Ameaças (Threats): analisa todo o contexto do mercado de trabalho e identifica tudo que pode ameaçar os negócios da empresa.

Dessa forma, pontuando cada um desses elementos de ambiente interno (que são responsabilidades da empresa) e externo (que fogem do controle da empresa), é possível traçar uma estratégia.

Somente por meio da análise que se pode criar estratégias de como alavancar uma empresa.

4. Mapa de Planejamento

À primeira vista, o mapa de planejamento é um tanto simples, mas sua funcionalidade é ótima para auxiliar os gestores a entender onde suas forças estão localizadas.

Por meio desse mapa é possível ver o funcionamento da empresa e de todos os seus setores, e também onde colaborador está inserido, e quão útil ele é aos objetivos da empresa.

Uma empresa que possui um mapa de planejamento consegue identificar com maior facilidade quais colaboradores são cruciais em uma atividade, e quais delas podem ser secundárias.

Para uma empresa de RH, esse mapa é uma boa via para realizar a gestão de pessoas.

Todavia, ele precisa ser de fácil entendimento.

5. Mapa de Empatia

De antemão, devemos dizer que não se vende um produto específico para todos os tipos de pessoas.

Estamos em uma era onde a personalização é extremamente importante, e como clientes ou para clientes, toda ação deve ser direcionada a atender a necessidade do público.

É fácil de observarmos isso com a venda de acessórios, estilos de roupa, celulares, alimentos e afins. Cada produto tem seu tipo de consumidor ideal.

Para aqueles que buscam formas de como alavancar a empresa, o primeiro passo é  direcionar seus esforços ao público-alvo.

O mapa da empatia serve para definir o comportamento do público-alvo da empresa, suas dores, suas vontades e também as necessidades.

Assim, uma empresa que entende seu público sabe onde investir para ter retorno.

6. Trabalhar com Metas

Metas são complementos de estratégias para crescer uma empresa, pois elas possibilitam um esforço direcionado.

Ao lidar com metas (grandes ou pequenas), a empresa precisa antes definir se a meta estipulada é ou não relevante para o negócio, e se pode ou não ser alcançada com base no quadro de funcionários.

Por fim, lidar com metas é um incentivo ao colaborador e deve ser utilizada para sempre manter os esforços da empresa no caminho certo.

Com essas boas práticas é possível ganhar uma base mais sólida para concorrer no mercado e assim se destacar.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e que acesse outras dicas para se informar!