O que é a liderança compassiva e como exercer uma?

De antemão, sabemos que há muitos tipos de líderes dentro de uma única empresa, mas a liderança compassiva difere-se da grande maioria!

Para resumir, o líder compassivo é aquele que exerce sua liderança movido nas bases da compreensão, empatia e compaixão.

Ou seja, algo que possa ser muito mais abrangente que a empatia. Ser um líder compassivo tem por base uma visão aguçada para:

  • ter empatia para entender sua equipe.

  • se colocar no lugar dos outros a fim de tornar as situações mais leves e práticas de serem resolvidas;

  • saber reconhecer os esforços de sua equipe e motivá-las.

Como funciona?

Ao falarmos de liderança compassiva, não estamos dizendo que um líder precisa se modificar totalmente para ser esse modelo exato que estamos apresentando.

Cada indivíduo possui sua forma de gestão, mas é papel do líder adquirir cada vez mais métodos que possam auxiliar sua equipe a se sentirem “incluídos”, motivados e inclinados ao crescimento.

Portanto a liderança compassiva é um dos meios mais práticos para alcançar esses resultados, apesar da dificuldade em exercê-la.

Entenda os pontos centrais que um líder precisa ter para ser mais compassivo:

  • MOTIVAÇÃO: o líder precisa criar uma conexão com sua equipe, elevando a motivação em meio aos desafios;

  • COGNIÇÃO: saber avaliar e reagir às diferentes situações, principalmente aos problemas, é crucial para o líder compassivo, pois sua ação baseia-se em agir objetivamente para trazer melhoria nas situações;

COMPREENSÃO: entender o que motiva a equipe, o que os desanima, e o que os impede de alcançar determinado resultado requer conversa, transparência e empatia.

Aprendendo a ter uma liderança compassiva

Fazendo parte de uma das qualificações do profissional do futuro, o líder compassivo precisa de algumas qualidades para que sua gestão reflita em bons resultados por parte de sua equipe.

Portanto há alguns pontos que podem contribuir positivamente nessa troca de relação entre líder e equipe, sendo eles:

  • ter simpatia

  • conversar para entender

  • mostrar que é possível superar os desafios por meio de diversos caminhos

  • saber ouvir e trazer soluções para as dores da equipe

  • dar liberdade para a equipe agir (desde que não fuja do propósito da empresa)

Dessa forma, se buscando exercer todos esses pontos, o papel do líder será realçado e notado pela equipe, gerando mais respeito e entrega.

A comunicação entre ambas as partes ficará muito mais simplificada, e essa nova relação será refletida nos resultados gerais da empresa, diariamente.

Apesar disso, esse tipo de liderança é específica e pode não funcionar para alguns modelos de empresa e setores em específico.

Tudo parte de uma avaliação, mas como líder, independentemente do cargo, é importante saber ser flexível para rentabilizar os esforços de sua equipe!

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo, e convidamos você, líder ou futuro líder, a acessar outros conteúdos para auxiliar em seu desenvolvimento profissional, preparados exclusivamente para vocês!