A Importância da Cultura Organizacional na Empresa
Primeiramente, ao falarmos de Cultura Organizacional, devemos puxar na mente grandes empresas que são almejadas por pessoas de todo o mundo, querendo trabalhar nelas.
Desse modo, essa cultura empresarial é responsável por parte do sucesso da sua empresa, por promover justamente uma estrutura sólida que favorece a posição do colaborador.
Para definirmos, ela é composta pelos valores, crenças, comportamentos, normas e expectativas compartilhados por todos os membros da empresa.
A cultura organizacional é uma espécie de “DNA” da empresa e influencia a forma como ela é percebida pelos funcionários, clientes e público em geral.
Portanto, graças a essa importância, é crucial que a sua empresa invista nessa ferramenta para trazer benefícios múltiplos aos funcionários e clientes.
A influência da cultura organizacional na retenção de funcionários
Destacar a influência da cultura organizacional na retenção de funcionários, é um dos viés para que você comece a implementar essa cultura hoje em sua empresa.
Afinal, funcionários que se identificam com a cultura organizacional são mais propensos a ficar na empresa por mais tempo.
Além disso, uma cultura organizacional positiva aumenta a satisfação dos funcionários para que performem bem, pelos seguintes motivos:
por estarem em uma cultura inclusiva, sem discriminação de gênero, e com oportunidades, posições e salários de igualdade entre homens e mulheres
pela forma de atuação única frente ao mercado de trabalho
pelos benefícios oferecidos diretamente aos funcionários
pela popularidade da empresa expressa por meio dos clientes ou antigo colaboradores
por seu modelo de gestão diferenciado
Como a cultura empresarial impacta a atração de novos talentos
Em síntese, a cultura empresarial é responsável tanto pela percepção que alguém tem em relação à empresa, e também pela sensação real que ela passa para seus clientes e funcionários.
É do desejo de muitos ingressar em empresas de qualidade, e quando essa empresa de qualidade é sua, a disputa no mercado de trabalho fica mais forte!
Empresas com uma cultura organizacional forte e positiva tendem a atrair mais candidatos qualificados e comprometidos.
Isso ocorre porque os candidatos procuram empresas que tenham valores e objetivos semelhantes aos seus, que muitas vezes acaba sendo expressado pela concessão de bons benefícios e ações que valorizem o colaborador.
Como fortalecer a cultura organizacional
Para fortalecer a cultura organizacional, é preciso definir claramente os valores e objetivos da empresa, e a partir disso, trabalhar com afinco em cima disso.
Tudo que faz parte dessa definição da empresa deve ser comunicado e expressado de forma consistente para os colaboradores e clientes.
Nesse sentido, a empresa com uma cultura empresarial estabelece um compromisso em trazer uma boa experiência em todos os seus processos, desde a contratação, o dia-a-dia, nas negociações ou términos de vínculos.
Envolver os funcionários em decisões que afetem a cultura organizacional e recompensar comportamentos que estejam de acordo com ela, ajuda a agregar valor à empresa.
Como resultado, ela impacta a retenção de funcionários, a atração de novos talentos e a percepção da empresa pelo público e possíveis clientes.
É importante fortalecer a cultura organizacional definindo claramente seus valores e objetivos, comunicando-os de forma consistente e envolvendo os funcionários em sua implementação.
Pois além de ser um fator decisivo na atração de talentos, ela também é importante para manter os colaboradores engajados e motivados.
Em uma empresa com uma cultura forte e positiva, os colaboradores se sentem valorizados e identificados com os valores da organização, o que resulta em maior satisfação no trabalho e menor rotatividade.
Cultura empresarial sem conflitos
Outro aspecto importante da cultura organizacional é o seu papel na resolução de conflitos internos.
Em empresas com uma cultura sólida e coesa, os colaboradores tendem a seguir os valores e normas estabelecidos pela organização, o que ajuda a prevenir e solucionar desentendimentos internos de maneira mais eficiente.
Portanto isso a torna uma ferramenta poderosa de gestão de mudanças, auxiliando em momentos de transformação na empresa.
Uma cultura forte pode ser fundamental para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores, e isso garante a continuidade dos negócios.
Além de influenciar positivamente no engajamento e na motivação dos colaboradores, também ajuda a atrair talentos e a solucionar conflitos internos.
Dessa forma, é essencial que as empresas invistam tempo e recursos para desenvolver e manter uma cultura organizacional saudável e positiva.
Somente assim, a longo prazo, uma organização pode se manter no mercado de trabalho.
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