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A Importância da Cultura Organizacional na Empresa

A Importância da Cultura Organizacional na Empresa

Primeiramente, ao falarmos de Cultura Organizacional, devemos puxar na mente grandes empresas que são almejadas por pessoas de todo o mundo, querendo trabalhar nelas.

Desse modo, essa cultura empresarial é responsável por parte do sucesso da sua empresa, por promover justamente uma estrutura sólida que favorece a posição do colaborador.

Para definirmos, ela é composta pelos valores, crenças, comportamentos, normas e expectativas compartilhados por todos os membros da empresa.

A cultura organizacional é uma espécie de “DNA” da empresa e influencia a forma como ela é percebida pelos funcionários, clientes e público em geral.

Portanto, graças a essa importância, é crucial que a sua empresa invista nessa ferramenta para trazer benefícios múltiplos aos funcionários e clientes.

A influência da cultura organizacional na retenção de funcionários

Destacar a influência da cultura organizacional na retenção de funcionários, é um dos viés para que você comece a implementar essa cultura hoje em sua empresa.

Afinal, funcionários que se identificam com a cultura organizacional são mais propensos a ficar na empresa por mais tempo.

Além disso, uma cultura organizacional positiva aumenta a satisfação dos funcionários para que performem bem, pelos seguintes motivos:

  • por estarem em uma cultura inclusiva, sem discriminação de gênero, e com oportunidades, posições e salários de igualdade entre homens e mulheres

  • pela forma de atuação única frente ao mercado de trabalho

  • pelos benefícios oferecidos diretamente aos funcionários

  • pela popularidade da empresa expressa por meio dos clientes ou antigo colaboradores

  • por seu modelo de gestão diferenciado

Como a cultura empresarial impacta a atração de novos talentos

Em síntese, a cultura empresarial é responsável tanto pela percepção que alguém tem em relação à empresa, e também pela sensação real que ela passa para seus clientes e funcionários.

É do desejo de muitos ingressar em empresas de qualidade, e quando essa empresa de qualidade é sua, a disputa no mercado de trabalho fica mais forte!

Empresas com uma cultura organizacional forte e positiva tendem a atrair mais candidatos qualificados e comprometidos.

Isso ocorre porque os candidatos procuram empresas que tenham valores e objetivos semelhantes aos seus, que muitas vezes acaba sendo expressado pela concessão de bons benefícios e ações que valorizem o colaborador.

Como fortalecer a cultura organizacional

Para fortalecer a cultura organizacional, é preciso definir claramente os valores e objetivos da empresa, e a partir disso, trabalhar com afinco em cima disso.

Tudo que faz parte dessa definição da empresa deve ser comunicado e expressado de forma consistente para os colaboradores e clientes.

Nesse sentido, a empresa com uma cultura empresarial estabelece um compromisso em trazer uma boa experiência em todos os seus processos, desde a contratação, o dia-a-dia, nas negociações ou términos de vínculos.

Envolver os funcionários em decisões que afetem a cultura organizacional e recompensar comportamentos que estejam de acordo com ela, ajuda a agregar valor à empresa.

Como resultado, ela impacta a retenção de funcionários, a atração de novos talentos e a percepção da empresa pelo público e possíveis clientes.

É importante fortalecer a cultura organizacional definindo claramente seus valores e objetivos, comunicando-os de forma consistente e envolvendo os funcionários em sua implementação.

Pois além de ser um fator decisivo na atração de talentos, ela também é importante para manter os colaboradores engajados e motivados.

Em uma empresa com uma cultura forte e positiva, os colaboradores se sentem valorizados e identificados com os valores da organização, o que resulta em maior satisfação no trabalho e menor rotatividade.

Cultura empresarial sem conflitos

Outro aspecto importante da cultura organizacional é o seu papel na resolução de conflitos internos.

Em empresas com uma cultura sólida e coesa, os colaboradores tendem a seguir os valores e normas estabelecidos pela organização, o que ajuda a prevenir e solucionar desentendimentos internos de maneira mais eficiente.

Portanto isso a torna uma ferramenta poderosa de gestão de mudanças, auxiliando em momentos de transformação na empresa.

Uma cultura forte pode ser fundamental para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores, e isso garante a continuidade dos negócios.

Além de influenciar positivamente no engajamento e na motivação dos colaboradores, também ajuda a atrair talentos e a solucionar conflitos internos.

Dessa forma, é essencial que as empresas invistam tempo e recursos para desenvolver e manter uma cultura organizacional saudável e positiva.

Somente assim, a longo prazo, uma organização pode se manter no mercado de trabalho.

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