As vantagens de oferecer benefícios para os funcionários

Resultados só são possíveis por meio dos colaboradores, portanto entender as vantagens de oferecer benefícios para os funcionários é crucial para que você, como gestor, possa manter sua equipe engajada com as atividades cotidianas.

Diversas empresas passam a entender a vantagem de se oferecer bons benefícios, e nessa procura por destaque no mercado de trabalho, aquele que oferece mais, tem melhor estrutura para manter uma equipe que gosta de seu trabalho e se empenha para dar o melhor.

Benefícios podem ser muito mais amplos que a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que é estabelecida pela lei. Para que uma empresa se destaque e tenha uma equipe engajada, é preciso ir além de benefícios obrigatórios.

Confira abaixo:

Quais são os benefícios obrigatórios?

Antes de entendermos as vantagens de oferecer benefícios para os funcionários, precisamos entender que há direitos obrigatórios estabelecidos pela CLT, que em hipótese alguma podem deixar de serem cumpridos, podendo desmotivar o colaborador, ou até mesmo a empresa receber multas e processos. Confira os benefícios obrigatórios para o colaborador:

  • Férias

  • Horas Extras

  • FGTS

Benefícios Opcionais

Todavia, como mencionado anteriormente, a depender dos benefícios que você oferece, você ganha o poder de cativar o funcionário a ponto de ele querer continuar somando à sua empresa. Há diversas formas para valorizar o colaborador, e listamos abaixo alguns benefícios que podem ser relevantes para tornar a vaga em sua empresa mais atrativa:

  • Vale-refeição

  • Vale-alimentação

  • Prêmios e sorteios (viagens e afins)

  • Comissão

  • Cesta básica

  • Seguro de vida

  • Assistência Odontológica ou Médica

  • Bolsa de estudos

  • Acesso a cursos

Em suma, diversos podem ser os benefícios ofertados pela empresa, e eles são capazes de motivar uma equipe a manterem-se unidas à empresa a fim de ambos obterem crescimento mútuo.

Como os benefícios podem engajar os funcionários

Agora que fizemos uma breve abordagem sobre os principais benefícios obrigatórios e opcionais que as empresas trabalham, chegou o momento de entendermos as vantagens de oferecer benefícios para os funcionários.

Motivação aumentada

Todo colaborador deseja ter condições justas para realizar seu ofício, mas por vezes, seja pela necessidade do trabalho, ou pelo medo de não conseguir outro emprego, dado a realidade do Brasil sobre taxas de desemprego, o funcionário acaba aceitando condições precárias de trabalho impostas pela empresa.

Dessa forma, em pouco tempo as chances desse colaborador não mais fazer parte do quadro da empresa aumenta.

Por conta disso, ao oferecer bons benefícios, torna-se um estímulo para a equipe, que sabe que são valorizados, e consequentemente ficam dispostos a superar suas metas e trabalhar com afinco, superando dificuldades com maior facilidade ao tempo que se desenvolvem.

Uma qualidade de vida melhor

É comum ouvir relatos de funcionários que ganhavam determinado salário, mas que não possuíam bons benefícios, e acabaram por optar em mudar para um emprego que pagava menos, porém com mais benefícios.

Esse é um caso muito comum principalmente para pais, pois muitos planos médicos e odontológicos oferecidos pelas empresas permitem a inclusão de um familiar.

O bem-estar tem sido grande foco por parte dos colaboradores, e com todas as taxas de ansiedade e depressão, junto aos burnouts, o funcionário acaba por dar prioridade à uma condição justa de trabalho.

Empresas que não conseguem visionar essa tendência e ainda agem com modelos antigos de gestão possuem chances de perder seus colaboradores pela falta de valorização.

Já os funcionários que recebem boas gratificações, sentem-se seguros e motivados a continuar agregando valor à organização.

Produtividade aumentada

Para incentivar o engajamento da equipe, não basta apenas cobrar produtividade, mas oferecer condições justas para que os colaboradores sintam-se dispostos a produzir, sabendo que serão bem recompensados.

A retribuição do funcionário acontece gradativamente, e se a sua empresa possui um medidor de produtividade, verá que a valorização ao colaborador rende recompensas.

Absenteísmo reduzido

O absenteísmo é uma métrica que avalia o período de ausência de um funcionário em seus processos diários de trabalho, seja por seus atrasos, faltas, ou até mesmo o tempo em que ele fica ausente em seu ambiente de trabalho.

Esse problema tem por origem, em partes, a desvalorização no não oferecimento de bons benefícios.

Todavia, quando se faz o contrário, o colaborador se sente engajado, por sentir que pertence à organização, diminuindo afastamento por questões físicas ou psicológicas, ou mesmo de descontentamento.

Um ambiente de trabalho melhor

Quando a equipe está satisfeita com as condições gerais de seu trabalho, principalmente em relação a seus benefícios em comparação ao cargo e funções e atividades no geral, gera-se um ambiente de trabalho melhor.

Em outras palavras, você ganha uma equipe engajada e focada em retribuir suas ações, seja na melhoria de performance nas atividades diárias, ou na proposta de melhorias.

Há alguns elementos possíveis de serem implementados que ajudam a valorizar o colaborador, reduzindo o turnover ou até mesmo a insatisfação no geral:

  • uma liderança que integra a equipe nos projetos;

  • investimento em projetos internos com premiação;

  • um ambiente físico agradável;

  • cursos ou palestras profissionalizantes;

  • valorização individual do funcionário.

Saber realizar uma boa gestão pode ser um desafio, mas a respeito das vantagens de dar benefícios aos funcionários, fica evidente que é um bom investimento a ser feito, seja para se garantir no mercado em relação aos concorrentes, ou até mesmo para ter melhor produtividade, somando forças com colaboradores engajados que respeita a sua marca.