Os 3 Pilares de um RH Líder

Nosso cenário empresarial tem sido cada vez mais revolucionado, na medida em que novas tecnologias e estratégias entram em vigor, e para ser um RH líder em meio a tantos outros, é preciso se estruturar!

O Recursos Humanos desempenha um papel fundamental dentro de qualquer empresa, pois é o passo inicial que constrói equipes de profissionais que impulsionam o sucesso da organização.

Nesse sentido, a excelência começa com o RH, e por termos a expertise no assunto há 20 anos, queremos pontuar os pilares que tornam o nosso RH líder

1. Cultura Organizacional Sólida

Em primeiro lugar, uma cultura organizacional sólida é o alicerce sobre o qual as operações de um RH líder de mercado são construídas.

Sem uma cultura organizacional bem fundamentada, não é possível criar qualquer tipo de processo, estratégia ou onboarding de funcionários, sem que estes sofram com as consequências da falta de qualidade da cultura de sua empresa.

A cultura organizacional define os valores, crenças e comportamentos que moldam a identidade da empresa, incluindo também o tipo de gestão e funcionários que mais aderentes ao negócio.

Grandes RHs entendem que uma cultura bem definida não apenas atrai talentos alinhados, mas também retém e fortalece a motivação dos colaboradores existentes.

Portanto, para sermos um RH líder, tivemos que estruturar toda a nossa base para sair dos problemas de cultura organizacional, que geralmente é a raiz a ser tratada.

2. Estratégias de Aquisição e Retenção de Talentos

Logo depois, não basta termos apenas uma base sólida. Agora lidamos diretamente com estratégias para otimizar o sucesso de cada operação de RH realizada.

Nesse sentido, a aquisição e retenção de talentos é um desafio constante e vital para qualquer operação.

Muitas empresas não conseguem atender com eficiência um processo de contratação de funcionários, seja em baixo ou alto volume, mesmo tendo um RH. Alguns dos motivos:

  • falta de expertise da equipe de recrutadores;

  • processos desatualizados;

  • processos manuais;

  • pressa para fechar vagas rapidamente.

Estes são erros que você deve evitar a todo custo em sua empresa, e o que nos torna um RH líder gira em torno dessa questão: a modernização de processos.

Frequentemente, é preciso adotar abordagens inovadoras para atrair candidatos, como a análise preditiva para identificar os perfis mais promissores.

3. Modernização de Processos

Líderes mundialmente conhecidos pelo mercado aprimoraram seus processos de tal maneira, que hoje estão cercados de recursos tecnológicos, partindo até para ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Dessa forma, conseguem automatizar seus diferentes tipos de processos. Com o RH não é diferente. Para crescer, é preciso investir e se atualizar.

Um RH líder pode utilizar de recursos modernos para automatizar processos de triagem de currículos, entrevistas virtuais e análise de dados para tomada de decisões.

Nesse sentido, toda a equipe deve estar alinhada com a leitura de informações analíticas fornecidas por diferentes softwares e ferramentas, para otimizar todo o funil de R&S.

Inspirações dos Líderes de Mercado

À primeira vista, a multinacional Google, por exemplo, é conhecida pela sua cultura única, baseada na confiança e na liberdade criativa.

A empresa investe num ambiente de trabalho estimulante, incentivando os seus colaboradores a explorar novas ideias.

Outro caso inspirador é o da Amazon, que adota a abordagem “Day 1”, tratando cada dia como o primeiro de uma startup, focado em inovação constante e aprendizado contínuo.

Como especialistas em RH, devemos sempre buscar inspirações e insights valiosos desses exemplos para construir um futuro promissor para nossas equipes e parceiros.

Afinal, o RH líder que nos tornamos não é apenas por contratar funcionários para nossos parceiros por meio de nossa expertise em Recrutamento e Seleção, e Mão de Obra especializada.