RH Ágil e RH Tradicional: entenda as diferenças
Atualmente, cerca de 1,3 milhões de empresas foram criadas em território nacional no período de quatro meses, conforme aponta a recente pesquisa de 2022 publicada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).
Em outras palavras, sua empresa ganhou milhares de concorrentes. Ao vermos tantas empresas surgindo e sendo fechadas, devemos nos perguntar: qual é a forma de atuação dessa empresa e como isso implica em seu sucesso?
A metodologia de RH Ágil em contraparte com a metodologia de RH Tradicional aborda justamente essas diferenças, e com esse artigo queremos evidenciar o que caracteriza cada um desses RH’s, a fim de você identificar em qual a sua empresa se enquadra.
Os tipos de RH são formas específicas de lidar com gestão de pessoas, recrutamento e seleção de candidatos, processos seletivos e variadas soluções nesses processos.
O que as tendências apontam?
Um relatório divulgado pela Project Management Institute (PMI) no “Achieving Great Agility: The Essential Influence of the C-Suite” indica que 84% dos profissionais entrevistados entendem que a agilidade organizacional tornou-se mais que obrigatória para que uma empresa tenha êxito em sua transformação digital.
Em contrapartida, apenas 27% dos entrevistados consideram a organização onde trabalham hábil para os métodos ágeis de gestão de processos e RH.
O que concluímos a partir disso é que muitos profissionais estão inclinados à melhorias, mas muitas empresas não conseguem iniciar essa mudança interna.
O RH Tradicional
O RH tradicional baseia-se em modelos mais letárgicos. Nem tudo o que ele aborda é ultrapassado, mas ao analisar suas características, é preciso levar em conta como a sua empresa quer se comportar no mercado.
Dessa forma, é interessante ter em mente o que pode e o que não pode ser utilizado desse tipo de RH. Listamos os principais fatores que um RH Tradicional carrega para que você possa comparar com a sua empresa ou até mesmo implementar, se for viável:
O processo de recumentanto começa quando a vaga já está aberta
O time atrai, avalia e desenvolve talentos
A chance de crescimento dentro da empresa pode ser dificultosa devido ao cargo e posição dos funcionários bem estabelecidos
Os treinamentos buscam desenvolver os colaboradores para que atinjam um certo nível de performance para determinada atividade (não abordam o que o funcionário pode agregar unicamente)
As decisões geralmente vem de cima para baixo, o que dificulta implementação de mudanças que poderiam ser positivas
A organização tende a resolver problemas tardiamente, sendo movida por problemas
O RH Ágil
Por outro lado, o RH Ágil trabalha com uma metodologia mais dinâmica e eficaz. Seu principal objetivo é antecipar problemas, buscando formas de automatizar processos na intenção de ganhar tempo, dinheiro, praticidade e agregar valor tanto à empresa quanto aos candidatos.
O RH Ágil tem sido alvo de grandes empresas e a consequência de sua implementação pode gerar um aumento de produtividade, diminuição de horas extras e também a satisfação dos colaboradores.
Abaixo listamos os principais elementos que compõem um RH Ágil para que você possa começar a implementar em sua empresa:
O RH Ágil pensa a longo prazo, então desenvolve uma estratégia de continuidade para atrair os candidatos ideais para cada vaga em aberto
O profissional dentro de uma metodologia ágil acaba sendo responsável por seu crescimento, pois a base de suporte oferecida pela organização o incentiva a crescer junto à empresa
É possível adquirir conhecimentos diversos de variadas áreas, ao tempo que traz soluções para problemas práticos do dia-a-dia sem a necessidade de muitas burocracias
Ganha-se um estilo de trabalho mais flexível, além de adaptável
As experiências de trabalho são cruzadas entre os funcionários, a fim de melhorar a experiência na gestão de pessoas e identificação de melhorias
Metodologias ágeis para implementar em sua empresa
Para colocar as mãos na massa, teorias não são o suficiente, então trouxemos também algumas metodologias de RH Ágil para que a sua empresa possa melhorar a gestão de RH e demais processos de recrutamento e seleção.
Scrum
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Sendo uma das metodologias mais utilizadas pelo mercado, o Scrum é caracterizado por três pilares de desenvolvimento, onde o time envolvido entra em um projeto de melhoria seguindo passo a passo até todas as etapas darem certo:
adaptação de produtos e processos suscetíveis a mudanças, a fim de adaptá-los para o caso de novas atividades
Inspeção, onde é feito revisões de tudo o que é realizado para que nenhum erro passe sem ser ajustado;
transparência no entendimento dos processos para que todos os envolvidos nas atividades entendam e estejam alinhados aos resultados idealizados
Kanban
O Kanban, nesse caso, trabalha com a visualização de ciclos de projetos, onde é possível visualizar o fluxo de produção dos projetos ao tempo em que os divide em colunas, categorizando por atividades “em andamento”, “não iniciadas” e “concluídas”.
É uma forma eficaz de ver todas as atividades que estão sendo realizadas pela equipe, além de conseguir identificar quais são as atividades prioritárias, secundárias e terciárias.
Lean
Por fim, temos o Lean, que é uma metodologia eficaz, porém mais processual. Ela busca fazer um gerenciamento inteligente de atividades de forma que otimize o máximo de recursos possíveis da empresa, tais como tempo e dinheiro.
A principal ideia do Lean é identificar quais são as atividades que não estão tendo êxito e eliminá-las, a fim de melhorar o processo geral de realização de atividades.
Portanto, com esse escopo geral desses dois tipos de RH, fica mais fácil identificar quais passos tomar para que a demora no processo admissional de recrutamento e seleção de sua empresa possa ser resolvido de vez.